Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Social?

    No Brasil, os sistemas de Previdência Social existentes, ao invés de produzir, ou ao menos buscar, uma igualdade e justiça social, só fizeram reproduzir as desigualdades ini­­ciadas pelo modelo de crescimento eco­­nômico O Brasil vem passando por grandes mudanças na área da Previdência Social, motivadas, entre outros fatores, pelo aumento da expectativa de vida dos cidadãos, a crise do sistema de repartição, na qual os segurados contribuíam o suficiente apenas para o cumprimento das obrigações daquele exercício financeiro, os privilégios concedidos ao funcionalismo público, e ainda pela má-gestão do dinheiro público.

    No Brasil, onde se tem uma população heterogênea, os sistemas de Previdência Social existentes, ao invés de produzir, ou ao menos buscar, uma igualdade e justiça social, só fizeram reproduzir as desigualdades iniciadas pelo modelo de crescimento econômico.

    Quais seriam, então, os mecanismos a serem utilizados para diminuir endividamento público relacionado ao financiamento dos sistemas de Previdência Social?

    Existem duas correntes para a reforma da Previdência Social. A primeira corrente prioriza a necessidade de novos sistemas públicos de repartição, procurando uma relação mais apropriada atuarialmente entre o custeio e os benefícios, entre os montantes destinados a um regime e as prestações concedidas. A segunda defende a troca do modelo de repartição por um modelo baseado sobre a capitalização das contribuições pagas, em contas individuais geridas por instituições privadas, permitindo a satisfação das necessidades da proteção quando da aposentadoria. Em ambos os casos o que se procura é atender as promessas de modo suportável, para que seja eficaz no futuro.

    Assim, o principal desafio consiste na aproximação do Regime de Previdência dos servidores públicos (RPPS) ao Regime Geral da Previdência Social (RGPS), o que vem sendo construído desde 1998, quando da primeira grande reforma da previdência pela Emenda Constitucional 20. Naquele momento já se estabeleceu a possibilidade da União, dos estados, do Distrito Federal ou dos municípios de limitar os valores pagos a título de aposentadorias ou pensões ao teto do RGPS desde que fosse instituído regime de previdência complementar para seus respectivos servidores.

    É neste sentido que vem a notícia de que o governo do estado do Paraná estuda a possibilidade de criação de previdência complementar para seus servidores como meio de limitar os benefícios ao teto do RGPS, hoje em R$ 3.691,74. Assim, o servidor, para receber além do teto referido, deverá prover contribuições adicionais para a Entidade Fechada de Previdência Complementar a ser criada.

    Veja-se que essa regra só será válida para os servidores que ingressarem no serviço público após a instituição do referido plano de previdência complementar e os atuais servidores poderão dele participar se assim optarem.

    A Lei Complementar 109/2001 já havia estabelecido alguns parâmetros para Regime de Previdência Complementar, como por exemplo, que os planos de benefícios só podem funcionar no Regime de Contribuição Definida, o que significa que os riscos são repassados aos participantes. Assim, o servidor obterá o direito ao benefício a partir da reserva que tiver acumulado na data de sua aposentadoria, tendo em conta para isso sua expectativa de sobrevida.

    Por outro lado, se a contribuição for de até 11% (foi noticiada a alíquota de 7,5%) em nada impacta no custeio que o atual servidor, já faz para o sistema e que lhe dá direito à média das 80% maiores remunerações desde 1994. O que se deve procurar é dar transparência para as vantagens e desvantagens tanto para os servidores como para o próprio governo. Qualquer impacto negativo nas contas diz respeito à toda população.

    De qualquer modo, não se pode macular a proposta de previdência complementar de inconstitucional ou prejudicial aos servidores públicos, ou de violar direitos adquiridos. Se feita nos moldes do que determina a Constituição e a Legislação Federal que trata do tema sua implementação virá justamente realizar os princípios constitucionais da solidariedade, da justiça social e, especialmente, da equidade.

    Estefânia Maria de Queiroz Barboza, advogada, é professora de Direito Constitucional dos cursos de graduação e mestrado da UniBrasil.

    Fonte: Estefânia Maria de Queiroz Barboza - Gazeta do Povo - 25.10.2011 - Opinião - Pág. 02

    • Publicações4421
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-social/2896794

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)