Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A representatividade política é fator primordial da democracia

    O Tempo - MG

    É mais do que legítima a reivindicação dos promotores mineiros - em um posicionamento que ecoa pelos ministérios públicos Brasil afora - de uma maior participação de integrantes da instituição em cargos eletivos no Poder Legislativo. Afinal, a própria soberania nacional requer universalização da representatividade no poder público e, sob essa ótica, um organismo que zela pelos princípios constitucionais não pode ser marginalizado.

    Atualmente, o intento dos promotores sofre restrições de uma resolução da própria Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, por meio da qual é proibido o exercício de atividade política para quem tenha ingressado na carreira após a edição da Constituição, em 1988. A medida, hoje caduca, nasceu de um exacerbado desvelo e um louvável desprendimento da própria classe.

    Com o passar dos anos o Ministério Público (MP) tornou-se o alvo dileto de poderosos que temem as ações moralizadoras, tanto que passados 22 anos da edição da Carta Magna, tramitam atualmente no Congresso e no Supremo mais de 1.200 projetos ou processos que preveem maiores limitações às já limitadas atribuições do Ministério Público.

    O que seria do Brasil não fosse o MP? A instituição é um verdadeiro cão de guarda da Constituição, é o órgão que fiscaliza e executa a aplicação das leis, com base na consolidação da ordem jurídica e no progresso da igualdade. O MP é um autêntico microcosmo do sentimento popular de constante desassossego em relação às muitas e incontáveis infrações - sobretudo as cometidas no meio político.

    Não por acaso, o MP é visto pelos brasileiros como uma das instituições de maior confiança e credibilidade no país, segundo recente pesquisa Datafolha.

    A participação de promotores nos Legislativos - fato que requer, obviamente, além de uma revisão regimental, o aval da população por meio do voto - é bastante salutar à medida que estabelece uma plena harmonização entre os Poderes. Afinal, a representatividade não é apenas uma mera característica dos preceitos republicanos, mas sim um pressuposto primordial da democracia.

    • Publicações4421
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações103
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-representatividade-politica-e-fator-primordial-da-democracia/2052837

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)