Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara Municipal de Vereadores do Estado da Bahia publica moção de repúdio contra a PEC 37

    A Câmara Municipal de Vereadores da comarca de Miguel Calmon (BA) publicou, no último mês, moção de repúdio contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 37 de 2011, que restringe o poder de investigação do Ministério Público.

    De acordo com o documento, a aprovação do atual texto da PEC 37 é contrária ao Estado de Direito e ao pleno exercício da democracia. A moção foi encaminhada ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB/AL).

    Confira a íntegra da moção de repúdio:

    MOÇÃO DE REPÚDIO Nº 001/2013

    O Poder Legislativo de Miguel Calmon, Estado da Bahia manifesta ao Excelentíssimo Presidente do Senado Federal, Senhor Renan Calheiros, Moção de Repúdio'à Proposta de Emenda Constitucional nº 37/2011, que "Acrescenta o § 10 ao art. 144 da Constituição Federal para definir a competência para investigação criminal pelas Policias Federal e Civil dos Estados e do Distrito Federal", de autoria do Deputado Federal Lourival Mendes.

    A "PEC da Impunidade" restringe as investigações para que somente as polícias possam efetuar uma investigação. Isto é contrário ao Estado de Direto e ao pleno exercício de cidadania, pois impede a averiguação de crimes gravíssimos, sério passo contra o pleno exercício da democracia, através de órgão imparcial e idôneo.

    O Ministério Público tem atuado com brilhantismo no combate à corrupção na Administração Pública e à impunidade dos criminosos, resultando no afastamento de ocupantes de cargos públicos que não primam por executar um bom serviço em prol da sociedade brasileira.

    Esta Casa Legislativa não poderia deixar de manifestar o descontentamento a esta proposição que gera insegurança jurídica, é um retrocesso sem precedentes no desenvolvimento de processos investigatórios, atenta ao descumprimento de tratados internacionais firmados pelo Brasil (a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado, por exemplo, prevê a atuação de órgãos mistos de investigação e não a ação exclusiva da polícia), bem como é contrário às decisões dos Tribunais Superiores, que garantem a possiblidade de investigação de investigação pelo Ministério Público.

    Acreditamos que bom senso levará a uma reflexão que descarte qualquer medida atentatória aos interesses públicos.

    Sala das Sessões, 16 de abril de 2013.

    Marcelo Fábio Nascimento Carneiro

    Presidente

    Lucas Santos Rios

    Vice-presidente

    Alex Sandro Machado Maia

    1º Secretário

    Ezequias Haines Campos

    2º Secretário

    Adiel Almeida de Oliveira

    Vereador

    Carlos Roberto Miranda Rios

    Vereador

    Diana da Silva Santos Barradas

    Vereadora

    Evandro Alves de Jesus

    Vereador

    Geovane Nascimento de Souza

    Vereador

    Marcelo Souza Brito

    Vereador

    Mariselia Jordão Brito

    Vereador

    • Publicações4421
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-municipal-de-vereadores-do-estado-da-bahia-publica-mocao-de-repudio-contra-a-pec-37/100491636

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)