Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Artigos para a REVISTA DE DIREITO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE

    Convidamos os associados a contribuírem com artigos para a Revista de Direito da Infância e da Juventude , conforme solicitação abaixo.

    CHAMADA DE ARTIGOS E DE TRABALHOS

    São Paulo, 01 de abril de 2013.

    Os coordenadores e o Conselho Editorial da RDIJ (Revista de Direito da Infância e da Juventude), idealizada e desenvolvida pela ABMP (Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude), no intuito de incentivar e divulgar a produção intelectual acadêmico-científica e as boas práticas que vem sendo desenvolvidas na área da proteção dos direitos da criança e do adolescente vêm convidar Vossa Senhoria a contribuir com artigos inéditos para publicação em nossas edições de números 1 e 2.

    A RDIJ solicita o envio de artigos inéditos, acórdãos comentados e resenhas de boas práticas na presente área, sempre pertinentes ao tema da infância e juventude, tanto nacional quanto internacionalmente, para publicação a ser feita em parceria com a Revista dos Tribunais, recentemente integrada ao grupo Thomson Reuters.

    De acordo com o objetivo da Revista (RDIJ) em se estabelecer como referência e importante ferramenta de estudo e discussão, bem como as exigências editorais da Revista dos Tribunais, destacamos a importância da publicação de materiais pertinentes ao momento atual (nacional e internacional) e, preferivelmente, com baixa bibliografia já publicada.

    Os materiais recebidos serão sujeitos ao sistema de avaliação double blind peer review , em que cada texto é avaliado e aprovado por no mínimo dois pareceristas ad hoc desconhecidos do autor (e um do outro), para só então ser publicado. Ainda assim, caso haja discrepância superior a três pontos (em uma escala de zero a dez) entre as avaliações dos pareceristas, o texto será sujeitado a um terceiro avaliador. Os pareceristas serão indicados pelos coordenadores da revista e a verificação do ineditismo/ bibliografia consultada ficará sob responsabilidade de equipe da Revista dos Tribunais.

    Os artigos devem ser encaminhados à Associação pelo e-mail revista@abmp.org.br e podem estar em português, inglês ou espanhol. Além do ineditismo do artigo, os textos enviados devem obedecer às regras da ABNT e deve possuir os seguintes requisitos:

    - conter resumo na língua portuguesa ou espanhola, além da versão em inglês, com no mínimo 100 e no máximo 250 palavras;

    - conter no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave em português e espanhol, além do inglês, separadas por ponto e vírgula;

    - conter desenvolvimento e referências;

    - possuir de 15 a 30 páginas no formato Word (A4, posição vertical, fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado, sem separação de sílabas, com espaçamento entre linhas de 1,5 e espaçamento simples entre as linhas no Resumo, parágrafo 1,5 cm, margem superior e esquerda - 3 cm e margem inferior e direita - 2 cm);

    - as citações devem obedecer às regras da ABNT, assim como as referências;

    - o sistema de chamada das referências das citações diretas ou/e indiretas pode ser autor-data ou numérico (NBR 10520/2002), sendo neste caso as notas de rodapé somente explicativas (NBR 6022/2003);

    Vale ressaltar que os artigos enviados à RDIJ não podem estar sendo avaliados por outro periódico. O autor cederá os direitos autorais para a editora parceira e, a partir do aceite, deve abster-se de encaminhar o artigo para outra revista ou veículo de divulgação.

    A RDIJ reproduz acórdãos referentes à Infância e Juventude que tenham sido publicados até um ano antes da finalização de cada edição, acompanhados de comentário autoral. Podem, ainda, ser publicadas resenhas de obras jurídicas, legislação nacional, estrangeira ou internacional comentada e pareceres. Nesses casos não poderão ultrapassar 10 páginas.

    Após a aprovação do parecer remeteremos o termo de cessão e os autores receberão ao menos um volume da revista em que seu trabalho foi publicado.

    Os trabalhos conformes às normas exigidas devem ser encaminhados ao endereço de e-mail revista@abmp.org.br até o dia 19 de abril de 2013.

    Sobre a RDIJ

    A Revista de Direito da Infância e da Juventude tem periodicidade semestral e é impressa para distribuição entre magistrados, promotores de justiça, defensores, advogados que atuem na área da infância e da juventude, bem como às principais entidades e demais atores que participam do sistema de garantia de direitos (SGD) de crianças, adolescentes e de jovens como aos membros de Conselhos, inclusive Tutelares. A Revista também será direcionada aos atores do SGD, de modo reflexivo e dialético, e servirá como importante instrumento de atuação aos profissionais das áreas da educação, saúde, assistência social, psicologia, segurança e aos cultores das diversas ciências, além da jurídica.

    A RDIJ terá cinco seções, o que possibilitará também a participação de estudiosos, cientistas e profissionais de diversas áreas, que não sejam apenas da área do Direito: a) Editorial; b) Artigos Jurídicos; c) Artigos das demais áreas do conhecimento (educação, saúde, assistência social, trabalho, etc.); d) Comentários à jurisprudência; e) Resenhas de boas práticas: projetos, programas e políticas públicas.

    Aguardamos a vossa participação.

    Cordialmente,

    RICHARD PAE KIM

    JOÃO BATISTA COSTA SARAIVA

    Coordenadores

    HELIA MARIA AMORIM SANTOS BARBOSA

    Presidente da ABMP e do Conselho Editorial da RDI

    • Publicações4421
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações240
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/artigos-para-a-revista-de-direito-da-infancia-e-da-juventude/100432255

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)